
Debuxo
Rita Salvado
Diretora do Museu de Lanifícios. Professora Auxiliar da UBI. Doutorada em Engenharia Têxtil.
PS02 Design Têxtil e Moda
Desde a Idade Média, a morfologia da cidade da Covilhã foi sendo historicamente construída através da relação íntima entre espaços de produção fabril e espaços urbanos. As evidências industriais observáveis hoje pela cidade criam um Museu Expandido que apela a todos os que nela vivem e a visitam, não só pela singular morfologia urbana de cidade-fábrica mas também por valores e saberes evolutivos.
Evocar esta Paisagem Cultural Evolutiva, que é animada por um vigorante campus académico e acolhe indústria e criação contemporâneas, será o mote para processos criativos e para gerar novas percepções da cidade e da fábrica. Propõe-se partir de um Inventário Colaborativo do património laneiro que, envolvendo as comunidades, convoca a imaginação e a projeção do futuro.
Beleza e conforto continuarão a ser principais desideratos da fabricação, sendo os Tecidos Históricos que aqui se produziam grandes referências da materialização de saberes especializados.
Uns e outros modos de produção, artesanais e industriais, serão disponibilizados no Nc.Lab para apoiar a experimentação e a prototipagem, para uma transformação digital.
Xerga é o tecido à saída do tear, é a obra do tecelão. O Nc.Lab reforça os recursos locais com modos de produção capazes de renovar ofícios e produções de pequena escala.
O importante é tecer com intenção, desde logo de inovar e ser sustentável.