Avançar para o conteúdo

Covilhã, Cidade Criativa em Design participa em Simpósio

A Covilhã, Cidade Criativa em Design, na pessoa da Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, participou dia 6 de fevereiro no “Simpósio – A Rede de Cidades Criativas da UNESCO”, que aconteceu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, pelas 15h00, a convite do Município de Castelo Branco.

A finalidade deste Simpósio é promover a cooperação entre cidades de todo o mundo, que assumem o património e a criatividade como elementos-chave da sua estratégia de desenvolvimento sustentável. O evento contou com a presença e participação das cidades da Covilhã (Cidade Criativa da UNESCO em Design), Barcelos e Caldas da Rainha (Cidades criativas da UNESCO em Artesanato e Artes Populares) e a Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da UNESCO em Música).

Esta iniciativa está relacionada com a candidatura da Câmara Municipal de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, a submeter em junho deste ano, na categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco.

O objetivo, como defende o município, é apostar na criatividade e nas indústrias culturais e criativas, incentivando o desenvolvimento económico através desta arte tradicional icónica, considerada um dos tesouros de artesanato do centro do país.

Do programa do evento fizeram parte, no momento de abertura, a inauguração da exposição “Do Bicho da Seda ao Bordado de Castelo Branco”, seguindo-se um conjunto de apresentações e debates subordinados aos temas : “Seda – história, produção e Aplicações”; “ Património e Criatividade”; “ Cidades Convidadas – A Candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO”; “ Castelo Branco na Categoria de Artesanato e Artes Populares – o Bordado” , a “ Capacitação Profissional – O Acesso à Profissão de Bordador/a”; e o “ Programa Nacional Saber Fazer Portugal”.  A tarde terminou com a apresentação de um vídeo promocional e com a assinatura da Carta de Princípios. 

Castelo Branco ambiciona, assim, através do Bordado de castelo Branco, juntar-se ao grupo restrito de cidades portuguesas que divulgam internacionalmente o seu património e criatividade.