Avançar para o conteúdo

ASTA – Teatro e Outras Artes em Projeto Green E.ThI.Cs

A ASTA – Teatro e Outras Artes é um dos dezoito parceiros a colaborar no projeto Europeu “Green E.ThI.Cs – Experiences through Theatre Inspiring Communities”. Trata-se de um projeto que ambiciona abranger mais de 45 mil cidadãos e que pretende sensibilizar as comunidades para as problemáticas ambientais através do teatro, promovendo comportamentos mais sustentáveis no dia-a-dia. 

O Projeto arrancou no final de novembro em Ayllón (Espanha) e vai decorrer até 2025, contando com a participação de 18 parceiros de 12 países europeus. O primeiro encontro ficou marcado por um diálogo artístico, que visa dinamizar as comunidades em que cada parceiro está inserido, num processo de propagação artística e pensamento verde.

O objetivo do projeto passa por que cada parceiro consiga atuar, de forma concertada, na realidade de cada uma das suas localidades, de modo a produzir frutos a nível europeu e em rede. Deste modo, está prevista na calendarização a realização de vários workshops e performances, bem como a dinamização de um jogo interativo.

No caso da Covilhã, localidade na qual se insere a ASTA, haverá a preocupação em abordar temáticas como a seca e os incêndios que, na opinião de Sérgio Novo, são prioritárias. Para o diretor artístico da ASTA, participar neste projeto é a materialização do princípio de “utilizar a arte como forma de sensibilizar e formar as comunidades locais e nacionais para temáticas ambientais”, acreditando que tanto o teatro como as artes podem contribuir para um melhor ambiente.

A totalidade do projeto está orçamentada em 3,2 milhões de euros, estando prevista a celebração e a assinatura, por parte de todos os parceiros, do compromisso de adotar e implementar procedimentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.