Geopark Estrela e Covilhã, a mesma luta!

Pedro Machado

Joaquim Brigas
Presidente da Associação
Geopark Estrela

A candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design insere-se na mesma lógica, e partilha a mesma dinâmica, que levou a região da Serra da Estrela a candidatar-se e a ser oficialmente classificada pela mesma UNESCO como Geopark Mundial.

Por essa razão, a Associação Geopark Estrela apoia esta candidatura que quer aprofundar a orientação da Covilhã – Cidade Fábrica para a criatividade, para a inovação e para o desenvolvimento sustentável!

Na verdade, dinamizar o potencial geológico da Serra da Estrela, bem como o seu património natural e cultural, visa os mesmos objetivos que a aposta da Covilhã na integração do design nas cadeias produtivas, na produção do conhecimento e nas interações e comunicações na cidade. Esses objetivos são o crescimento económico, a reabilitação urbana, a transformação digital, a transição energética, a valorização dos produtos endógenos e a captação de redes de investimento.

A criatividade da Covilhã, assim como o sucesso do seu design, são preciosos para o desenvolvimento inovador e sustentável de todo o território do Geopark Estrela!