Avançar para o conteúdo

Conferência StoryBits

Organizada pelo LabCom, Faculdade de Artes e Letras e Doutoramento em Media Artes (Universidade da Beira Interior), a Conferência StoryBits, que teve lugar em abril, veio atualizar e alargar o enfoque de anteriores eventos aos novos formatos digitais de documentário, organizados pela UBI entre 2016 e 2018.

Passou assim a dedicar-se, de modo transversal, à narrativa digital, para incluir formatos de ficção e de não-ficção, de natureza interativa ou performativa. O objetivo centrou-se na promoção de conhecimento teórico e científico sobre estas novas expressões narratológicas, contribuindo para a partilha de experiências entre investigadores e profissionais.

O evento procurou ainda promover a discussão sobre formatos e modalidades de representação e narração emergentes nos media digitais, que aplicam as lógicas e princípios do digital e espelham novos processos de mediação e remediação. “O Storybits assenta num conjunto muito heterogêneo de obras, que pode compreender géneros tão diversos como o documentário interativo, a ficção hipertextual, o cinema interativo, os videojogos narrativos, a realidade virtual ou a realidade aumentada”, explicou o investigador Francisco Merino, organizador da conferência, em conjunto com os docentes da Manuela Penafria e Luís Frias.