C3D – Makerspace Covilhã

A Biblioteca Municipal inaugurou a 13 de setembro o Espaço C3D – Makerspace Covilhã.

Esta estrutura tem como principais pilares a criatividade e a inovação, a apropriação da identidade local, a criação e a difusão do conhecimento e nasce porque temos agentes locais que trabalham continuamente para o desenvolvimento da criatividade aliada à identidade e à inovação, como são exemplo o New Hand Lab, a Wool, o Atelier do Burel e o Cinco Atelier.

Os objetivos do Espaço C3D passam por três pontos fulcrais, respetivamente o Ensino, o Design e a Inclusão Social. Através destas linhas orientadoras conseguir-se-á promover a capacidade de raciocínio e reflexão, o espírito crítico, o sentimento de pertença da identidade e património, o debate de ideias de cidadania ativa com base na educação não formal e também despertar o interesse pelo espírito estético e histórico-cultural através de aprendizagens diferenciadoras, da literacia de conhecimentos de arte, aliando a criatividade à inovação e ao empreendedorismo.

Este projeto foi pensado e estará disponível para toda a comunidade escolar, onde serão desenvolvidas oficinas e formação para crianças e jovens, famílias com filhos em idade escolar e para professores e educadores. O C3D, como forma de inclusão social, apoiará também crianças e jovens com necessidades educativas especiais através do Plano para o desenvolvimento Cognitivo e Criativo, em parceria com o Espaço dos Sentidos, também implementado na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Tendo por base a lógica do movimento MAKER e o impulso da candidatura do município da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, foram delineadas algumas estratégias a aplicar e também estratégias a alcançar com o Espaço C3D, tais como:
– Promover a técnica de aprender fazendo (Learning by doing);
– Criar oficinas de trabalho;
– Promover o trabalho em grupo;
– Aumentar a Promoção de jovens artistas
– Fomentar a Discussão de ideias (Brainstorming);
– Oportunidade de criação de Residências artísticas.

Um novo espaço para despertar, estimular e criar. Despertar para a importância do património, identidade e memória local. Estimular capacidades e conhecimentos para a sustentabilidade e inovação. E criar tudo quanto queiramos, pois basta querer para fazer acontecer!

C3D Makerspace