Avançar para o conteúdo

Conferência Anual das Criativas

A Covilhã, Cidade do Design, participa, entre os dias 18 e 24 de julho, na XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO que, este ano, decorre pela primeira vez na América Latina, na cidade de Santos (Brasil).

A cidade encontra-se representada pela Vereadora da Cultura do Município da Covilhã, Regina Gouveia, que intervem na Sessão Pública do Fórum dos Presidentes de Câmara e nas duas reuniões da sub-rede das Cidades Criativas de Design (COD). Participa, também, em todas as cerimónias e sessões plenárias a decorrer ao longo dos dias de conferência, partilhando a experiência da Covilhã como Cidade de Design sustentável e inclusivo, direcionado para as áreas da Educação e da Economia Circular.

Durante os quatro dias, a cidade de Santos recebe centenas de participantes, incluindo focal points e outros representantes políticos das Cidades Criativas da UNESCO nos campos do Design, Artesanato e Artes Populares, Gastronomia, Literatura, Media Arts e Música. A organização oferece uma programação diversificada, composta por sessões plenárias públicas e privadas, painéis temáticos e reuniões de sub-redes, bem como um programa cultural e outras atividades complementares.

O tema “Criatividade, caminho para a igualdade” é o foco desta Conferência Internacional que destaca o papel da cultura e da criatividade na redução de desigualdades e na revitalização dos espaços urbanos, promovendo o intercâmbio e a colaboração entre as Cidades Criativas, em linha com as prioridades globais da UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.