Avançar para o conteúdo

Programa Nacional Saber Fazer Portugal

No passado dia 16 de dezembro de 2022 decorreu, no Museu de Arte Popular, a apresentação pública do repositório digital do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, gerido pela Direção Geral das Artes. Esta plataforma digital reúne e dissemina o trabalho de recolha, organização, produção e disponibilização de conhecimento sobre as práticas artesanais, os agentes locais e suas matérias-primas, através do mapeamento e da caracterização das artes tradicionais em território nacional.

Este Programa Nacional Saber Fazer Portugal, implementado entre 2022 e 2025 em todo o território nacional, ambiciona transformar as artes e ofícios num setor aberto, informado e autónomo, que desempenhe um papel ativo na cultura e sociedade contemporâneas e contribua para o reconhecimento e desenvolvimento sustentável da produção artesanal, como forma identitária do País.

A missão do Portal é a de apresentar, de forma integrada e dinâmica, informação relativa à produção artesanal nacional, nomeadamente aos materiais naturais, aos artesãos e às tecnologias que os transformam, abordando a sua relação com o território e com a paisagem natural e situando-os nos usos do mundo atual. Através desta plataforma, pode m também consultar-se os locais onde é possível adquirir conhecimento sobre as práticas em questão, tais como museus, oficinas, instituições e centros interpretativos. Está também contemplada a criação de seis Rotas do Saber Fazer, bem como de Atividades Pedagógicas com elas relacionadas. Estas rotas propõem percursos temáticos, através dos quais cada um constrói a sua viagem pelas artes e ofícios artesanais portugueses. 

Explore a Plataforma através do link: https://programasaberfazer.gov.pt

Saiba mais sobre o Programa Nacional Saber Fazer Portugal através das seguintes páginas:

https://www.instagram.com/programasaberfazer/

https://www.facebook.com/ProgramaSaberFazer/

https://www.youtube.com/@programasaberfazer