Avançar para o conteúdo

Cooperação entre as Cidades


Isabel Damasceno
Presidente da Comissão de Coordenação
e Desenvolvimento Regional do Centro

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO fortalece a cooperação entre as cidades que reconhecem a cultura e a criatividade como um dos fatores estratégicos para o seu desenvolvimento.

Hoje, mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas e três quartos da atividade económica é aí que se concentra. A aposta e presença nas cidades, de uma classe cultural e criativa, tem sido um catalisador da regeneração urbana de algumas cidades nacionais, europeias e mundiais. Estas cidades, ao apostarem na cultura e na criatividade como fator de desenvolvimento, contribuem para a diversificação da economia, para a geração de novos empregos, e, portanto, para a qualidade de vida dos seus cidadãos.

As cidades criativas são recursos fundamentais e decisivos para o desenvolvimento económico, constituindo-se como uma vantagem competitiva para uma região. A candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design é um desiderato a que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro se associa, consciente que o ambiente criativo e inovador que já se experimenta na cidade será uma mais valia para esta candidatura.