Avançar para o conteúdo

Nova Bauhaus Europeia: Escolas da Covilhã participam

No passado dia 12 de maio, as regiões que integram a Eurorregião Euroace (Alentejo – Centro – Estremadura) celebraram juntas o Dia da Europa, organizando uma atividade lúdica de formação com jovens das três regiões.

A ação desenvolveu-se em torno do conceito da Nova Bauhaus Europeia, recentemente lançada pela Comissão Europeia, com o objetivo de construir uma iniciativa criativa e interdisciplinar que abra um espaço de encontro para conceber modos de vida futuros, tendo como pilares fundamentais a confluência entre arte, cultura, inclusão social, ciência, tecnologia e sustentabilidade. O objetivo desta atividade foi o de dar a conhecer esta nova iniciativa aos jovens da Euroace, ao mesmo tempo que os desafiou a participar na fase de co-criação da Nova Bauhaus Europeia, apresentando ideias que reflitam as suas preocupações e propostas.

No total, participaram nesta iniciativa 656 alunos do ensino secundário e do ensino artístico, pertencentes a sete escolas do Alentejo, seis da região centro-portuguesa e três da Estremadura. Da região centro de Portugal é de destacar a presença das Escolas Secundárias da Covilhã: Campos Melo e Quinta das Palmeiras.

A celebração do Dia da Europa consistiu numa palestra virtual por dois designers da Estremadura e da região Centro, Fran Mendez, Designer e Professor de Design na Universidade de Greenwich (Londres) e Carlos Matos, Designer e Diretor da Fábrica da Criatividade de Castelo Branco, que desafiaram os jovens a apresentar propostas concretas para as suas comunidades locais. O encontro virtual foi encerrado com um convite aos alunos para apresentarem as suas próprias propostas voltadas para a melhoria ambiental, inspiradas nesta filosofia da Nova Bauhaus, para que uma seleção dos melhores seja incluída em e-book e transferida para a nova plataforma da Bauhaus criada pela Comissão Europeia.

Fontes: CCDRC e NotíciasExtremadura