Avançar para o conteúdo

Primeira Reunião de Trabalho

No passado dia 22 de fevereiro de 2022, entre as 11h00 e as 13h00, teve lugar a primeira reunião de trabalho das Cidades Criativas da UNESCO em Design, na qual foram acolhidos os três novos membros do subgrupo de Design, designados em 2021: Covilhã (Portugal), Doha (Qatar) e Whanganui (Nova Zelândia).

A reunião foi realizada via Zoom e direcionada, especificamente, a Focal Points e a membros das equipas das Cidades Criativas em Design. Curitiba foi a anfitriã do encontro, que contou com a presença simultânea de centenas de participantes, em vários locais do mundo. As sessões de boas-vindas e de encerramento foram dirigidas por Stijn Debaillie (Kortrijk) e de Cindy Lee (Wuhan), respetivamente Coordenador e Vice-Coordenadora do subgrupo UNESCO Creative Cities of Design (COD).

Três representantes de novos membros da COD foram convidados a intervir na primeira parte da reunião, apresentando a sua cidade a todos os participantes. Os participantes foram depois divididos em salas/working groups, dedicados à discussão de quatro temáticas específicas no âmbito do Design: Design & Education, Design & Policy, Design & Communication, Design & Business Development. Na segunda parte, a representante de Wuhan apresentou a exposição COD patente na sexta Bienal de Design de Wuhan, enquanto o representante de Kaunas atualizou o grupo sobre as atividades programadas para 2022. Foi, também, discutida uma possível colaboração entre o subgrupo COD e outras redes internacionais, dentro e fora da UNESCO.