Para assinalar o Dia Mundial do Design Gráfico, a “Covilhã, Cidade do Design” associou-se aos CTT e apresentou, no dia 27 de abril, uma peça de filatelia exclusiva – um inteiro-postal com selo e carimbo.
Na cerimónia pública que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, e a Diretora Comercial dos CTT, Cidália Capitão. O evento contou ainda com a presença do chefe de loja CTT Covilhã, de diversos alunos e professores dos cursos de artes visuais da cidade, bem como de variadas personalidades, estruturas, instituições e parceiros com ligações a esta Cidade Criativa da UNESCO em Design.
Esta foi, também, a forma de assinalar a implementação do símbolo oficial “Covilhã, Cidade do Design”, da autoria de Francisco Paiva, e de apresentar alguns dos projetos que se encontram em curso, de entre os quais se destaca o “Debuxo na Calçada”, que irá ter início, brevemente, na calçada do Jardim Público.
O Presidente da Câmara enalteceu, uma vez mais, a conquista deste título mundial, informando que “estamos num período de transição, continuidade e reforço, por isso todos são determinantes para mantermos e honrarmos esta designação”.
Na mesma linha, a Vereadora Regina Gouveia destacou ser este “um momento que simboliza uma nova fase de projeto que começou muito antes da preparação da candidatura que vimos aprovada em 8 de novembro de 2021. A designação marcou indelevelmente um longo desafio coletivo, que não terminará, certamente, com a implementação do ambicioso Plano de Ação previsto até 2025. Uma cidade criativa deve ter esta abertura e capacidade de envolver e valorizar o que temos de melhor”, conforme salientou, através da apresentação de vários projetos e candidaturas em curso, no âmbito do design.
Cidália Capitão parabenizou o Município e a Covilhã pela “designação mundial de cidade criativa em design, por revelar um grande compromisso de toda a equipa e dos covilhanenses”. A Diretora Comercial dos CTT esclareceu que, “anualmente, os Correios escolhem temas com feitos extraordinários em Portugal”, pelo que não podiam esquecer a cidade da Covilhã.
De referir ainda que este inteiro-postal é uma edição limitada dos correios nacionais, que ficará guardada no Museu dos CTT, e cuja tiragem pode ser adquirida nos postos dos CTT em Portugal, pelo valor do selo de correio nacional. Este exemplar contém um pormenor de uma tapeçaria da autoria da artista covilhanense Ana Paula Almeida, que denominou como «Natureza Renascida», um selo intitulado “Mar da Covilhã” e um carimbo datado especificamente: “27.04.2022”.
O exemplar do postal, carimbado e assinado pelos presentes na cerimónia, passará a fazer parte do espólio do Museu da Covilhã.