Avançar para o conteúdo

Covilhã recebe a 14.ª edição do ContraDANÇA

O evento decorre entre os dias 26 de setembro e 4 de novembro de 2023 e apresenta espetáculos na Covilhã nos dias 4, 12 e 14 de outubro, e 2, 3 e 4 de novembro. ContraDança passará, ainda, por Fundão, Gouveia, Seia e Fornos de Algodres.


Promovido pela ASTA, o festival de dança e movimento contemporâneo vai já na 14.ª edição, na qual estão previstas 17 apresentações onde a dança, a performance e o teatro se conjugam. O objetivo é promover e desenvolver as diversas formas artísticas contemporâneas da região, envolvendo as comunidades locais e possibilitando, desta forma, o acesso a uma programação plural e diversificada.  

O ContraDança arranca no dia 26 de setembro, em Seia, com o espetáculo de circo contemporâneo “Fuera de Stock”, pela companhia espanhola Edu Manazas. Dia 27 de setembro estreia “Desafios (im)possíveis”, em Fornos de Algodres. Este espetáculo é uma criação da ASTA, com origem na importância da reutilização de materiais e na sustentabilidade, direcionada para o público infantil. Dia 30 de setembro, pela primeira vez em Portugal, a Companhia Jacuzzi apresenta o Circo contemporâneo “Cia, nimú”, em Gouveia.

Na Covilhã acontecerão quatro espetáculos: o primeiro deles no dia 4 de outubro, com a criação de cruzamentos artísticos “A Cidade e os Sonhos”, pela companhia Alma D’ Arame, no Teatro Municipal da Covilhã (TMC); no dia 12, o Quarteto Contratempus apresenta o concerto encenado “Raiz Pivotante”; por fim, no dia 14, é apresentado “Ode marítima remix”, pela companhia João Garcia Miguel. Entre os dias 2 e 4 de novembro, a ASTA voltará a interpretar “Spectrum” no New Hand Lab.

Durante o festival estão previstas várias atividades paralelas, a decorrer entre a Covilhã e o Fundão. Uma das novidades desta edição é o debate sobre a municipalização da cultura, dia 3 de outubro, na Casa dos Magistrados (com Rui Matoso, Lara Seixo Rodrigues e Victor Afonso). No dia 4 realizam-se as Jornadas de Literatura e Artes Performativas, na Universidade da Beira Interior, uma “jornada académica” em torno do espetáculo “A cidade e os sonhos”. Está, também, previsto o Mercado Negro na sede da ASTA (de 4 a 14 de outubro), uma Feira do Livro de Artes e a exposição “RecicLARTE”, na Biblioteca Municipal da Covilhã (de 10 de outubro a 10 de novembro). Tudo momentos importantes que, na opinião de Rui Pires (Diretor do ContraDança), promovem “o envolvimento com as comunidades locais”.

A programação completa pode ser consultada nas redes sociais da ASTA ou em contradanca.pt


Poster