Avançar para o conteúdo

Rota Portas do Sol

Realidade aumentada chega ao Centro Histórico da Covilhã. A inovadora “Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico” alicerça-se na realidade aumentada e foi apresentada, oficialmente, dia 9 de novembro, no Posto de Turismo da Covilhã. A cerimónia teve lugar no âmbito das comemorações da Semana Criativa (Creative Week).


O projeto, financiado pelo Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal, contemplou uma dotação financeira global de 200 mil euros e é então apresentado, após vários meses em construção. A “Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico” contempla um percurso de 35 pontos de interesse no centro histórico da Covilhã, compreendidos entre o Largo do Calvário e a Praça do Município. O principal objetivo do projeto passa pela valorização e divulgação do património material e imaterial da cidade, esperando-se um impacto significativo no que diz respeito ao aumento da procura e da duração das estadias na Covilhã, durante todo o ano.

A rota estará disponível a qualquer cidadão através da instalação de uma aplicação de utilização livre e instalação gratuita no telemóvel. Será através deste dispositivo que toda a interação com o utilizador é realizada ao longo do percurso proposto. A rota terá início na Praça do Município, junto ao Posto de Turismo, onde será colocado um painel digital – acessível a qualquer hora – que fornecerá orientações acerca dos conteúdos acessíveis através da aplicação e da sua correta utilização. A ordem dos pontos, apesar de aconselhada, não é obrigatória e permite que cada visitante selecione e personalize o seu percurso de acordo com o tempo disponível.

Os conteúdos culturais, disponibilizados em Português, Inglês e Espanhol, recorrem a tecnologias multimédia para surpreender o utilizador, oferecendo possibilidades multissensoriais de exploração dos espaços e das ruas, incluindo visitas virtuais 360® a três edifícios históricos cujo acesso do público é, normalmente, condicionado: Capela de Santa Cruz ou do Calvário, Igreja de Santa Maria Maior e Casa das Morgadas. Destacam-se, ainda, a reconstrução histórica de espaços e de monumentos já desaparecidos, a apresentação de vídeos e documentos, e a interação com personagens importantes da história da cidade e/ou ligadas à indústria de lanifícios, que guiarão os visitantes pelos vários pontos de interesse: são exemplos Pêro da Covilhã, Francisco e Rui Faleiro, Dom Rodrigo de Castro ou Januário da Costa Rato.

Enquanto impulsionador e representativo de uma Cidade Criativa da UNESCO em Design, este projeto revela-se uma surpreendente e convidativa opção de visita autónoma ao centro histórico, que pode ser realizada parcial ou totalmente, a qualquer altura do dia. Por recorrer às novas tecnologias e ao universo digital, o seu uso torna-se atrativo e intuitivo para todas as gerações – em particular para as mais jovens – que, através da aplicação, poderão conhecer a história da cidade e aprender acerca de alguns espaços emblemáticos – atuais, modificados ou desaparecidos – narrada por personagens históricas a eles relacionados: são exemplos a Casa da Hera, as Portas do Sol e o edifício dos Paços do Concelho. Para tal foram envolvidos, no desenvolvimento e implementação das ações e conteúdos, vários agentes locais e alguns habitantes do concelho – atores profissionais e amadores – que encarnam as referidas personagens. Os utilizadores terão, ainda, a possibilidade de interagir com as mesmas e fotografar-se nos locais graças à tecnologia de realidade aumentada implementada.


Galeria