Avançar para o conteúdo

Covilhã passa a fazer parte da Associação das Cidades e Vilas de Cerâmica

No passado dia 17 de novembro, em contexto de Assembleia Geral realizada em Montemor-o-Novo, a Covilhã passou oficialmente a integrar a Associação das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) e foi reconhecida como um centro de produção de cerâmica em Portugal.


A adesão da Covilhã, de Vila Verde e de Vila Franca do Campo foi aprovada por unanimidade e aclamação, passando a AptCVC a contar, desta forma, com 29 membros efetivos. Foram aprovados, na mesma Assembleia, o Plano de Atividades e o Orçamento da AptVCV para 2024, bem como a manutenção da quota anual dos seus membros efetivos.

Um dos tópicos discutidos foi a manutenção da circulação itinerante de várias exposições pelas cidades-membro, em particular da mostra “Portugal Cerâmico”, que pretende apresentar todas as cidades cerâmicas portuguesas. Entre outras atividades previstas estão, ainda, a realização do 1º Congresso Nacional e Mostra das Cidades e Vilas de Cerâmica AVEIRO2024, a organização do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (Alcobaça e Caldas da Rainha) e a realização da Assembleia Geral da AptCVC, em setembro. Em 2024 será repetido o envolvimento das cidades e vilas cerâmicas em efemérides já familiares à Associação, como é o caso da sessão do 6º aniversário da AptCVC, das comemorações do “Dia Nacional do Azulejo” e do Dia Europeu da Cerâmica.

A jornada em Montemor-o-Novo contemplou, também, um programa cultural de visitas à Oficina da Criança, ao Centro Interpretativo do Castelo, à Oficina da Cerâmica e da Terra e ao Telheiro da encosta do Castelo.


Galeria