A Covilhã marca presença na XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas, a decorrer em Braga entre os dias 1 e 5 de julho. A única Cidade Criativa do Design em Portugal destaca-se, no evento, com a dinamização de uma exposição de design têxtil, pensada em conjunto com outras Cidades do Design internacionais.
A Conferência desenvolve uma programação diversificada e aberta à comunidade em Braga, que decorre em vários espaços do centro da cidade. A “Be Creative Ágora” resulta de propostas das sete sub-redes das Cidades Criativas da UNESCO – design, artesanato e artes populares, gastronomia, música, media artes, cinema e literatura – e estende-se a vários locais que servirão de palco a intervenções artísticas e performativas, histórias poéticas e documentais, experiências gastronómicas, exposições e oficinas.
“Entretecido” é o título da exposição singular através da qual o Município da Covilhã se dá a conhecer neste evento. A exposição conta com a curadoria e produção do Atelier Vasco Pinho e está patente no segundo piso da Casa Rolão, na Avenida Central de Braga, entre 1 e 5 de julho. Em diálogo com a história do local, que foi casa de uma proeminente família ligada ao comércio de sedas, a mostra reúne um conjunto de vídeos das várias Cidades Criativas da sub-rede de Design, bem como de objetos têxteis de vários artistas, empresas e entidades da Covilhã, traçando um olhar sobre a versatilidade, diversidade e potencial do design têxtil português, entre a história e a contemporaneidade. Em exposição encontram-se peças de empresas como o Atelier Vasco Pinho, a Burel Factory, a J. Gomes, o Modatex e a Tricots Brancal; de criativos como Ana Paula Almeida (New Hand Lab), Fátima Nina, Gonçalo Duarte (Benoli) e Luís da Cruz; e de projetos como o Espaço C3D Makerspace (Covilhã) e o To Be Green (Universidade do Minho).
No mesmo espaço está, também, patente uma Design Library composta por dezenas de livros de design internacionais, trazidos para Braga pelas cidades da Rede.
A Conferência Anual, que convida ao debate e partilha de ideias sobre o futuro da Rede, junta cerca de 350 delegações de mais de 100 países com intuito de reforçar o papel da cultura e criatividade no desenvolvimento urbano sustentável das cidades do futuro.