Avançar para o conteúdo

15ª edição ContraDANÇA, Festival de Dança e Movimento Contemporâneo

O evento decorre entre os dias 19 de setembro e 14 de novembro de 2024 e vai já na 15.ª edição. Apresenta espetáculos na Covilhã nos dias 10 e 12 de outubro, passando também por Guarda, Gouveia e Fornos de Algodres.

Promovido pela ASTA – Teatro, o festival de dança e movimento contemporâneo, tem previstas 13 apresentações, onde a dança, a performance e o teatro se conjugam. O objetivo é promover e desenvolver as diversas formas artísticas contemporâneas da região, envolvendo as comunidades locais, possibilitando desta forma acesso a uma programação plural e diversificada. 

ContraDANÇA arrancou dia 19 na Galeria de Exposições do TMG (Teatro Municipal da Guarda), com a performance “Labia” de Jo Castro e dia 20, prosseguiu com a peça “Distante – Paisagens, Máquinas e Animais”, pelo Balleteatro do Porto, no grande auditório do TMG. O mesmo local acolhe nos dias 03 e 04 de outubro dois espetáculos de dança contemporânea, pela companhia de Dança de Almada.

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o festival passa por Gouveia. Dia 26, com a companhia de teatro Silly Season, dia 27, com um espetáculo de dança contemporânea de Bruna Carvalho e dia 28, com uma exibição de cruzamentos artísticos pelo coletivo Alma d’Arame. Em Fornos de Algodres, no dia 27 de setembro, apresenta uma peça de teatro infantil pelo grupo Krisália, o teatro de marionetas dos Chão de Oliva, um espetáculo de circo contemporâneo pelo Circo Caótico e música do projeto Mosquito Virtual.

No dia 10 de outubro, na Covilhã, ContraDANÇA apresenta a performance “Atmavictu – Sopro de Vida”, do grupo Bestiário e no dia 12 “Os Cadáveres são bons para esconder minas” do grupo Teatrão. Ambos os espetáculos terão lugar no Teatro Municipal da Covilhã.

Ainda no âmbito da 15ª edição do festival de dança e movimento contemporâneo a Galeria António Lopes vai acolher, de 1 a 31 de outubro, a exposição “SENTIMENTALISMOS”, de Beatriz Machado. No dia 9 de outubro, A UBI vai receber, na Sala dos Conselhos, o debate “Programação Cultural na Beira Interior” e no dia 10 de outubro, o Anfiteatro da Parada (UBI) vai acolher o “1º Ato do Sub(texto) ao Palco, no decorrer das Jornadas de Literatura e Artes Performativas. Para encerrar o festival, realiza-se a Feira do Livro de Artes, de 10 de outubro a 14 de novembro, na Biblioteca Municipal da Covilhã.

A programação completa pode ser consultada nas redes sociais da ASTA ou em contradanca.pt