Avançar para o conteúdo

Covilhã Cidade Criativa em Design

— Conselho Estratégico

Presidência

Rui Miguel

Presidente do Conselho Estratégico da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design. Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UBI e Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis. Membro do Senado, do Conselho de Faculdade e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. Membro do Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Doutorado e licenciado em Engenharia Têxtil pela UBI. Investigador da FibEnTech e do CIAUD da FAUL. É desde 2000 o principal responsável pela criação e desenvolvimento dos cursos de Design de Moda da UBI. Foi investigador no CSIC (Barcelona), na área de “engineering design” e desempenho de tecidos. Tem estado envolvido em vários projetos científicos e em parceria com empresas da indústria têxtil e vestuário, financiados pela FCT e Portugal 2020.


Afonso Borges

Designer, professor de projeto de design de produto e investigador de objetos de uso diário. Colaborador da UBI, dirige o Mestrado em Design Industrial e integra o Conselho Científico da FAL. Doutorado em Design pela UA, mestre em Design Industrial pela FEUP, licenciado em Design de Comunicação pela FBAUP. Colabora com o Mestrado em Design Industrial e de Produto da FBAUP. Com prática profissional de design de produto, design de comunicação e identidade ou em suporte às parcerias estabelecidas na UBI, desenvolveu ou colaborou no desenvolvimento de projetos para diversos parceiros nacionais e internacionais. Membro integrado do LabCom e colaborador do ID+.


Ana Paula Almeida

Autora têxtil da marca Petrus, peças elaboradas à mão com produtos artesanais originários dos lanifícios da região. Coordena ateliers e oficinas das mais variadas temáticas para crianças e jovens. Para o projeto Histórias Criativas, cria 12 bonecos inspirados nas 12 lendas das Aldeias Históricas, vencendo por duas vezes o 1º prémio de Internacionalização do Património. Membro-fundador do New Hand Lab, integra, no âmbito deste coletivo, a criação da peça “Carocha revestido a lã”, granjeando para a Covilhã o prémio de Melhor Stand na BTL – 2018. Professora Auxiliar no Departamento de Química da UBI, é doutorada em Engenharia do Papel pela UBI e pelo Institut National Polytechnique de Grenoble.


António Dinis Marques

Docente do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho. Licenciado em Engenharia Têxtil, mestre em Design e Marketing e doutorado em Engenharia Têxtil. Membro do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T). Autor ou co-autor de mais de 4 dezenas de artigos científicos, revisor de várias publicações e jornais científicos (Textile Research Journal, Sustainability, etc.). Membro regular de comissões científicas de várias conferências internacionais. Diretor da Licenciatura em Design e Marketing de Moda, membro da Comissão do Mestrado em Design de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios e membro do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Integra vários projetos europeus, sendo investigador responsável do TEXSTRA (Erasmus), e pertence também ao Cluster Têxtil da Moda, no SIG VI: Digitalização da Manufatura e Novos Modelos de Negócio. Mentor Científico e CEO da Spinoff (SPINUM) TO-BE-GREEN focada na Economia Circular na Moda e Digitalização.


António José Dinis Miraldes

Licenciado em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa no Porto e pós-graduado em “Gerir projetos em Parceria” pela Faculdade de Economia de Coimbra, desempenhou funções em consultoria financeira, entre 1996 e 2008, em várias empresas consultoras e associações empresariais. É consultor acreditado pelo IAPMEI, AEP – Associação Empresarial Portuguesa e AIP – Associação Industrial Portuguesa. Participou, elaborou e executou candidaturas e projetos de investimento no âmbito de programas comunitários. Entre 2014 e 2020 desempenhou funções de chefe de equipa multidisciplinar e coordenador da estrutura de apoio técnico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, sendo responsável pela implementação e execução dos seus projetos intermunicipais enquanto entidade promotora e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, no âmbito do Portugal 2020. Desempenha, atualmente, as funções de secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.


António Pinto Pires

Mestre em Museologia pela ULHT, obtém pós-graduações na área da defesa do património pelo CNC e UNL. Autor de diversos projetos e estudos museológicos para a Covilhã, direcionados para a criação e conceção de um museu de cidade, tem publicado diversos artigos sobre a temática da cultura e defesa do património em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Foi o 1º presidente da Comissão Executiva Instaladora do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento. Presidiu a Associação Cava Juliana e o Orfeão da Covilhã. Membro da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, da Associação Portuguesa do Património Industrial e da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.


Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã