Avançar para o conteúdo

Conselho de Curadoria

PS01.Design, Indústria e Artesanato

Giuseppe Lotti

Giuseppe Lotti

Professor Catedrático e diretor da licenciatura em Design Industrial da Universidade de Florença / Itália. Coordenador do Doutoramento em Sustentabilidade e Inovação no Ambiente Construído. Coordenador científico de projetos de investigação no âmbito da União Europeia, a nível nacional e regional. Autor de múltiplos ensaios sobre a cultura de projeto e curador de várias exposições, em Itália e no exterior. Desde 2010 que ocupa o cargo de diretor do Centro de Estudos Giovanni Klaus Koenig, sendo também responsável científico pelos laboratórios de Design para Sustentabilidade e de Comunicação e Imagem do Departamento de Arquitetura da Universidade de Florença. É autor de publicações sobre questões de design para a sustentabilidade nos sistemas territoriais e em empresas do denominado Sul Global. Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UBI e Presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis. Membro do Senado, do Conselho de Faculdade e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. Membro do Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Doutorado e licenciado em Engenharia Têxtil pela UBI. Investigador da FibEnTech e do CIAUD da FAUL. É desde 2000 o principal responsável pela criação e desenvolvimento dos cursos de Design de Moda da UBI. Foi investigador no CSIC (Barcelona), na área de “engineering design” e desempenho de tecidos. Tem estado envolvido em vários projetos científicos e em parceria com empresas da indústria têxtil e vestuário, financiados pela FCT e Portugal 2020.

José Vicente

José Vicente

Doutorado na área do Design Sustentável e Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura Universidade Técnica de Lisboa. Investigador na área do design e sustentabilidade desde 2006. Membro integrado do LABCOM e membro colaborador do CIAUD. Colaborou no passado com a UNIDCOM e o CIESG. Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde é Diretor do Mestrado em Design Industrial. Trabalhou na CSA – Cascais School of Arts & Design; no IADE – Universidade Europeia; e na ESG – Escola Superior Gallaecia. Foi Designer Sénior na Almadesign e membro da Direção da Associação Portuguesa de Designers.

PS02.Design Têxtil e Moda

Cristina L Duarte

Cristina L. Duarte

Doutorada e licenciada em Sociologia pela NOVA/ FCSH, com uma pós-graduação em Estudos Sobre as Mulheres, integra o grupo de investigação Faces de Eva do CICS: NOVA. Consultora e assessora na área da divulgação institucional para conteúdos culturais/artísticos e/ou científicos (CES, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Fundação Calouste Gulbenkian; ExperimentaDesign; Teatro Municipal de Faro; etc.). Foi tutora do Instituto Camões (MNE) no curso de pós-graduação de Cultura Portuguesa Contemporânea (módulo Design e Moda), professora convidada do mestrado de Design de Vestuário e Têxtil na ESART/ IPCB e docente de Sociologia da Moda no CITEM. Desenvolveu uma intensa atividade como jornalista, publicando em revistas como a Blitz, Sete, Ler, Visão, Expresso, Público, Elle, Vogue, Atlantis (Tap) e LaMag. Do seu trabalho como guionista, destaca-se o guião para o documentário “João Bénard da Costa – No tempo do cinema”, de José Carlos Santos.

Elisa Pinheiro

Elisa Calado Pinheiro

Licenciada em História pela FLUL, foi fundadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios da UBI, instituição onde foi docente. Autora de numerosas publicações científicas nos domínios da Arqueologia e Património Industrial, Museologia e História da Indústria, coordenou diversos projetos internacionais, entre os quais o Projeto-piloto transnacional ARQUEOTEX e a Rota da Lã – TRANSLANA. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais a Medalha de Prata de Mérito Municipal, concedida pela Câmara Municipal da Covilhã, e o Doutoramento Honoris Causa, outorgado pela UBI. Atualmente, é Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL. Foi eleita “Personalidade do Ano 2022”, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Giulia Bonali

Giulia Bonali

Docente e investigadora de Estudos de Moda na Polimoda International Institute of Fashion, Florença, (www.polimoda.com) e de Figurinos para Cinema na Universidade de Roma La Sapienza, Itália. Graduada em Literatura Moderna pela Universidade de Florença e em História do Design pelo Royal College of Art e pelo Victoria and Albert Museum (V&A), Londres, Reino Unido. Em 2016, obteve uma bolsa de investigação para estrangeiros em Cultura Portuguesa, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Rita Salvado

Rita Salvado

Diretora do Museu de Lanifícios. Professora Auxiliar da UBI. Doutorada em Engenharia Têxtil com doutoramento europeu (Portugal, França e Suécia), recebe o prémio científico The Fiber Society Student Award. Desenvolve investigação alavancada na sinergia entre Engenharia Têxtil, Design e Património, cooperando com empresas em projetos I&D e em ações de transferência de conhecimento, promovendo o desenvolvimento da indústria têxtil criativa e do turismo criativo. Premiada em 2019 com o Techtextil Innovation Award. Tem focado a dimensão projetiva do acervo do Museu, a disponibilização da ARQUEOTEX e a aplicação de tecidos e debuxos históricos no desenvolvimento de novos e criativos produtos e serviços educativo e de turismo cultural. Esta linha de trabalho articula-se com a dinamização da Rota da Lã – TRANSLANA, numa abordagem de valorização coletiva do património laneiro, aglutinadora de desenvolvimento sustentável.

PS03.Design, Cidade e Território

João Neves

João Neves

Designer de comunicação e docente do ensino superior na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde foi subdiretor, membro de diversos órgãos e comissões. Colabora em programas de doutoramento na U. Lisboa, na U. Beira Interior e na Seconda Università degli Studi di Napoli. Doutor em Design, mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto e licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas. Investigador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, coordenador do seu polo em Castelo Branco e coordenador do grupo de investigação ReThink. Coordenou e participou em diversos projetos financiados de investigação e desenvolvimento ou transferência na área do design. Perito do IPQ, Subcomissão 46 – Pictogramas e símbolos de segurança. Desde 1998 que desenvolve a atividade de designer de comunicação, tendo sido membro fundador da Associação Nacional de Designers.

Michal Krenz

Formou-se em Escrita Criativa em Oxford e em Arquitetura e Design Urbano em Gdańsk e Berlim. A sua pesquisa de doutoramento na Universidade de Oxford centra-se na relação entre o cinema e a imagem de uma cidade modernista. Com Oxford TORCH, Humanidades Ambientais, estudou a arquitetura e o imaginário espacial na literatura pós-moderna, e também escreveu sobre a justaposição de grades urbanas e padrões de hidrovias. Autor publicado e cineasta premiado, trabalha na indústria cinematográfica. Nas suas pinturas, fotografias, colagens – expostas em exibições individuais e coletivas em Portugal, Bulgária, Croácia, Alemanha, Polónia e Coreia do Sul – traça a relação entre o ambiente construído e os seus habitantes. O projeto Sketchy News (com Anina Takeff; apoiado pela Landeszentrale für politische Bildung, de Brandenburg) seguiu a conexão entre mídia, política e identidade nacional. Como arquiteto, ganhou experiência a trabalhar no Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo e Polónia.

Mónica Romãozinho

Mónica Romãozinho

Professora da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (desde 2020), arquitecta (1999, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa) e investigadora do LABCOM e CIAUD. Design de Joalharia como principal área de investigação. Pós-doutoramento em Design com o projecto “Possible but improbable spaces: Jewellery Collection” (2021, FAUL). Professora na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco de 2003 a 2020). Coordenadora do Curso de Design de Interiores e Equipamento da ESART-IPCB (2013-2014). Doutorada em Design (2013, FA-UTL). Mestre em Design (2007, FA-UTL). Com artigos internacionais publicados nas áreas da Joalharia Contemporânea, Cenografia, História do Design, cenografia, Desenho, Design de Interiores. Próxima exposição: “JewelryDrops2021” na Milano Jewelery Week, Milano, jun. 2021. Última participação: IXXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, V.N. de Cerveira, Portugal, 1 ago.- 31 dez. 2020

PS04.Design, Cultura e Outras Artes

Jorge dos Reis

Jorge dos Reis

Professor Auxiliar na FBAUL onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. A sua obra é extensa e diversa: faz design gráfico, tipográfico; expõe desenho e pintura. Colaborou com o designer Robin Fior e com o tipógrafo Alan Kitching. Frequentou o Conservatório Nacional na classe de canto de António Wagner. Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUL, Master of Arts pelo Royal College of Art, mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE e doutorado pela UL. Integra o conselho científico ou executivo de várias revistas e congressos nacionais e internacionais. Foi professor visitante em universidades de vários países.

Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Doutorado em Belas-Artes, ramo Ciências da Arte e do Património/Arqueologia, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Leciona no domínio da história da arte, museologia, curadoria, arqueologia e património. Tem trabalhos publicados sobre o património cultural da Beira Interior. A sua dissertação de mestrado intitula-se: “Castelos da Beira Interior na defesa de Portugal: séculos XII-XVI”. Investiga no domínio da história da arte, do design, da arqueologia, da espiritualidade na arte e das questões ambientais na arte.

Luis Nogueira

Luis Nogueira

Presidente do Departamento de Artes da UBI, onde é Professor Auxiliar. Foi diretor da Licenciatura em Cinema. Leciona unidades curriculares como Géneros Cinematográficos, Laboratório de Guionismo, Montagem, História do Cinema, Animação, Fotografia e Cinema e Outras Artes. A relação do cinema com as demais artes e média, como a literatura, a pintura, o teatro, a fotografia, a banda desenhada, o videoclip ou os novos meios digitais, bem como a intertextualidade, a intermedialidade e a transmedialidade são outros temas do seu interesse. Publicou diversos manuais de cinema como Laboratório de Guionismo, Géneros Cinematográficos, Planificação e Montagem, Os Cineastas e a sua Arte e Histórias do Cinema.

Sara Velez

Sara Velez

Professora de design na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior onde é vice-presidente do Departamento de Artes e dirige o Mestrado em Design Multimédia. É investigadora no LABCOM – Comunicação e Artes na mesma universidade. Doutorada na especialidade de Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a sua investigação centrou-se nos contributos de Vilém Flusser para uma teoria do design de comunicação numa sociedade de informação. Investiga e tem publicado sobre teoria do design, a mediação dos objetos de design de comunicação, a dimensão política do design e os seus dilemas numa sociedade mediada pelas tecnologias de informação.

PS05.Design e Serviços Digitais

Joana Casteleiro

Joana Casteleiro

Professora de design na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e investigadora do LabCom. Os seus interesses de investigação debruçam-se sobre os temas do design, realidade aumentada e novos media. Doutorada na especialidade de Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), a sua investigação centrou-se no design para realidade aumentada e as suas repercussões no contexto educativo. Anteriormente lecionou na Universidade Lusófona (ULHT – Lisboa) e trabalhou como designer digital. Do seu portfólio fazem parte marcas como a Volkswagen, Nike, Johnson & Johnson, Unicef, Henkel, Guardian Newspapers, Pfizer, Ziggo, Phillips, Neutrogena, KLM, entre outras.

PS06.Educação para o Design e Cidadania

Aidan Rowe

Professor Associado (Estudos de Design) e Presidente do Departamento de Arte e Design da Universidade de Alberta, Canadá. Os seus interesses de investigação, prática e curadoria centram-se no Design, Saúde e Educação. Destaca-se o seu recente trabalho prático onde explora o Design em cenários futuros, com foco no envolvimento da comunidade e no Design Participativo como forma de melhorar práticas, processos e serviços. O seu trabalho pedagógico explora a aplicação de métodos e processos do Design em diversos domínios e disciplinas (Saúde Pública, Engenharia, etc.). Coeditor do GDC Journal e cofundador do Design x Health Research Innovation Lab.

Catarina Moura

Catarina Grácio de Moura

Professora Auxiliar da UBI e vice-presidente da FAL. Doutorada em Ciências da Comunicação e investigadora do LabCom. Co-criadora e co-editora da Eikon. Co-organiza a DESIGNA e a Ilustrada – Jornada de Ilustração. Colabora na organização de eventos e coordenação de Grupos de Trabalho nas áreas da Cultura e do Design de Moda. Integra a Comissão Científica, Editorial e de Revisão de diversas publicações e eventos nas áreas do Design e da Comunicação Visual. Membro do Conselho Estratégico de Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027, do Conselho Científico da Design Research Network e do Observatório de Design. Desenvolve investigação nas áreas da Teoria, Cultura e Crítica do Design; Teoria, Cultura e História da Moda; Design e Interdisciplinaridade; Semiótica Visual; e Arte Contemporânea.

Francisco Paiva

Francisco Paiva

Professor Associado da UBI, onde dirige o Doutoramento em Media Artes. Doutor em Belas Artes pela Universidade do País Basco, licenciado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra e licenciado em Design pela Universidade de Lisboa. Foi investigador-visitante na Universidade de Bordeaux3. Dirigiu o curso de Design Multimédia durante 7 anos. Coordena o Grupo de Artes do LABCOM – Comunicação e Artes / UBI. Publica e expõe regularmente. É coordenador científico da DESIGNA, Conferência Internacional de Investigação em Design, das Jornadas de Investigação em Artes e da plataforma Montanha Mágica* Arte e Paisagem. Integra a CooLabora, cooperativa de intervenção social.